Cuidados de inverno #Parte1

Por: @wandy

1.Fuja dos banhos muito quentes. O mau hábito resseca a pele e o cabelo. A saída para não morrer de frio é usar água morna e deixar o chuveiro aberto alguns segundos antes de entrar. Acertar no sabonete também é essencial. Use o mínimo possível. Dê preferência ás versões líquidas e hidratantes, para amenizar as agressões.


2. Tenha um óleo de banho sempre à mão. Ele não substitui o hidratante, mas e uma “maravilha” nos dias em que você está na correria ou quando a temperatura está baixíssima. Nesse caso – e só nesses casos-, é melhor usar o óleo do que ficar sem proteger a pele. Basta espalhar sobre o corpo úmido, ainda no chuveiro, e secar com a toalha, dando leves batidinhas. Não enxágüe #dica

3. Mergulhe no pote de hidratante. Não economize na hora de usar o creme no corpo todo. “No inverno, a pele tende a ficar mais ressecada por causa das temperaturas, do vento e da pouca umidade do ar. Então, o hidratante passa a ter um papel ainda mais importante”. Ativos como aloe-vera, PCA-Na, ceramidas, uréia e ácido láctico podem fazer maravilhas pela sua pele. (Também é interessante optar por hidratantes que contenham filtro solar e substancias antioxidantes, como a vitamina C e a vitamina E).

4.Limpe a pele delicadamente. É importante fazer uma esfoliação facial e corporal regularmente para retirar os resíduos e até mesmo para garantir uma boa penetração do seu creme hidratante. Mas, no inverno, é preciso ter cuidado com o produto utilizado. As fórmulas mais leves, com microgrânulos, e que promovem uma limpeza suave, são as mas indicadas. (A esfoliação facial deve ser feita de 3 em três dias, isso para uma limpeza leve. Uma esfoliação corporal leve deve ser feita a cada 15 dias , é o suficiente nessa época do ano.)

5. Não saia de casa desprotegido. O uso do filtro solar deve ser mantido no inverno.(Só a claridade já queima e, além disso, pode estimular a formação de manchas). No mínimo use um bom hidratante com FPS 15. Para quem quer mais proteção a dica e ir ao dermatologista e ele indicará um bom protetor solar ou base com FPS.